Post

5 dicas para se recuperar bem de uma cirurgia no joelho

Cuidados vão desde o pré-operatório até as imersões em fisioterapia

23/08/2019 06:07:39
Twitter     Facebook     Google     Linkedin
5 dicas para se recuperar bem de uma cirurgia no joelho

Com o aumento do número de pessoas que procuram hábitos mais saudáveis aderindo a uma atividade física, aumentam também as lesões por práticas inadequadas, sobretudo nos joelhos. Nesse contexto, tão importante como o diagnóstico correto da gravidade de uma lesão, está o processo de recuperação em caso da necessidade de uma cirurgia.

Para o Dr. Murilo Toledo Moreira, especialista em cirurgia de joelho e Artroscopia da Clínica Orthop, em Ribeirão Preto/SP, no caso da torção de joelho, é fundamental respeitar o tempo do organismo para avaliar o grau da lesão e definir a continuidade do tratamento (veja mais aqui).

Sobretudo para uma situação muito comum, como as lesões que ocorrem em práticas esportivas não regulares - como uma partida de futebol com amigos, vôlei no churrasco de fim semana, ou mesmo em uma corrida sem uma preparação adequada - esperar uma melhora no quadro, com os devidos cuidados para sanar dor e inflamação, é a principal indicação.

“Não é recomendável a realização de exames quando a região apresenta inchaço e está ainda sobre o efeito do trauma agudo. Para que esse quadro não prejudique a qualidade das imagens de uma ressonância magnética, é preciso aguardar um período normalmente de 10 dias para termos uma visão mais adequada. A reabilitação antes de um diagnóstico final e a possível recomendação cirúrgica, é muito importante para a recuperação do paciente no pós-operatório”, explica. 

A recuperação de uma cirurgia para reparação de rompimento de ligamentos, por exemplo, ou reparo de meniscos e tendões, que são componentes importantes da anatomia dos joelhos, terá maior sucesso se o paciente se comprometer com as orientações médicas. 

“Se o paciente tiver uma musculatura mais fortalecida, por exemplo, como é o caso de atletas profissionais, a recuperação pode acontecer de forma mais rápida. Outra recomendação importante é respeitar o tempo de repouso e seguir o tratamento da fisioterapia para reabilitação dos movimentos, no momento oportuno”, comenta Dr. Murilo. 

De forma bastante prática, para uma boa recuperação após uma cirurgia no joelho, observe os pontos abaixo:

  1. Repouso: certifique-se de que você terá o tempo necessário de repouso antes de voltar a suas atividades normais, como o trabalho, por exemplo. Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação. Essa posição possibilita a diminuição do inchaço no local.
  2. Locomoção: para se locomover, faço uso de muletas. Elas são um recurso para os deslocamentos seguros após a cirurgia nos primeiros dias. Mas lembre-se: mesmo com as muletas, evite esforço excessivo. 
  3. Movimentos leves: após alguns dias da cirurgia, com a diminuição do inchaço e do incômodo da incisão, é necessário realizar movimentos leves dentro das limitações de curativo e dor do paciente. Os músculos e articulações precisam se movimentar para terem circulação sanguínea intensa para que se recuperem. 
  4. Atenção à medicação e indicações do médico: geralmente, após a cirurgia, é comum o médico receitar medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos. Siga corretamente os horários de ingestão e observe qualquer reação estranha, que deve ser imediatamente comunicada. No caso da administração de gelo no local, é recomendada para diminuição de dor e inchaço. É importante seguir a forma de aplicação, o tempo e a frequência indicada.
  5. Comece a fisioterapia:  é uma aliada fundamental na reabilitação. Em casa mesmo, após a cirurgia, o médico pode recomendar a realização de alguns movimentos, mas o tratamento mesmo, com o especialista em fisioterapia, deve-se iniciar nas semanas seguintes à cirurgia.

Meu joelho vai voltar ao ‘normal’?

Seguindo corretamente o pós-operatório, o retorno às atividades físicas pode girar em torno de seis semanas, de acordo com a evolução de cada caso. Uma grande preocupação dos pacientes é se o joelho vai ser o mesmo de antes da lesão. A resposta a essa pergunta depende muito da qualidade do diagnóstico e da cirurgia e principalmente da qualidade da recuperação

A tecnologia mais avançada permite prognósticos bem positivos, mas todo processo deve estar bem amarrado e o paciente comprometido. Por isso não pode haver pressa ou pressão para antecipar ou mesmo queimar etapas durante o tratamento. 



Comentários









somatodrol

Compre no site Somatodrol. Somente hoje ofertas exclusivas Somatodrol. Cupons de lojas similares Somatodrol. Lojas similares como Somatodrol. Conhecer tudo sobre a loja Somatodrol. Quem é Cupom de Descontos Somatodrol? Aqui no Cupom Tecnoblog acreditamos que ganhar desconto é muito mais divertido! Assim oferecemos grátis os melhores cupons de desconto Somatodrol. Junto também disponibilizamos ofertas especiais, links, exclusivos e muitas promoções totalmente sem custo para você. somatodrol hipertrofia Porém, os efeitos podem ser observados mais rapidamente em algumas pessoas e mais lentamente em outras. Os efeitos alternam de organismo para organismo. Quem pretende resultados mais velozes pode aconselhar-se com um endocrinologista para aumento da dosagem. A alteração da dose só pode ser feito com consentimento especialista. Para que a utilização do suplemento nutricional Somatodrol (Soma Pro feminino) forneça benefícios é essencial que o usuário tenha um estilo de vida balanceado Alimentação equilibrada e prática de atividades físicas são indispensáveis para quem quer que esse suplemento nutricional proporcione os melhores resultados. somatodrol-no-brasil com de tal tipo

12/04/2018 03:03:47