Post

Dores na coluna aumentam durante o home office.

A pandemia exigiu uma mudança rápida no modo de trabalhar: do conforto dos móveis da empresa, para o “escritório” improvisado dentro de casa.

28/03/2024 21:46:07
Twitter     Facebook     Google     Linkedin
Dores na coluna aumentam durante o home office.

O isolamento social imposto pela pandemia causou grandes mudanças na rotina de milhares de pessoas, desde os cuidados redobrados com a higiene, até uma nova forma de trabalhar em casa. E assim, do dia para a noite, muitas salas e quartos foram transformados em escritórios ou salas de aula, em uma repentina adaptação. Foi então que as primeiras queixas começaram a aparecer depois de algumas semanas: dores nas costas.


Home Office x Postura

Com a mudança para o trabalho remoto, as pessoas passaram a trabalhar com equipamentos dispostos em lugares improvisados e sem a condição adequada para o trabalho como uma cadeira confortável, a altura correta do computador, apoio para os pés, entre outros. Além disso, durante o home office, as pessoas tendem a passar mais tempo sentadas, o que colabora para uma sobrecarga na coluna e aumento das dores.


Todos esses fatores podem piorar a dor de quem já possui uma predisposição para as dores ou até mesmo causar dor em quem nunca antes tinha apresentado essa queixa.


Em geral, os problemas na coluna são causados por fatores relacionados à genética, onde cerca de 70% dos problemas de coluna apresentam esse componente como causa principal. Além da genética, o tabagismo, obesidade, sedentarismo, aspectos laborais, traumas e infecções também acarretam doenças na coluna vertebral. 


Como tratar a dor na coluna?

O tratamento vai depender muito do diagnóstico de cada paciente. Porém, problemas na coluna em geral são tratados com o controle da dor seguido de exercícios de fortalecimento e correção da postura inadequada.


Exercícios que podem colaborar.

Alguns exercícios de fortalecimento muscular geral feito em academia, ou até mesmo pilates, RPG, natação e hidroginástica colaboram para evitar as dores constantes. Mas lembre-se de procurar profissionais para acompanhar e auxiliar na execução das atividades físicas, ou o quadro pode ter uma piora.


Vai continuar trabalhando em casa? Então confira essas dicas.

Para quem vai continuar no trabalho remoto ou até mesmo o híbrido (modalidade onde os colaboradores alternam as atividades presencialmente e em home office), as dicas principais para evitar dores no ombro, costas e lombar são:

  • Invista em uma cadeira com encosto confortável para as costas e regulagem de altura;

  • Ajuste a altura do monitor do computador ou do notebook;

  • Apoie os antebraços para usar mouse e teclado;

  • Procure sentar com a coluna ereta e os pés no chão (você também pode utilizar um banquinho como apoio dos pés);

  • Não permaneça sentado por longos períodos (acima de 2 horas seguidas);

  • Entre essas pausas, procure caminhar e se alongar;

  • Faça exercícios de fortalecimento.



Dr. Humberto Bortolo Neto


Comentários