Post

Infiltrações em ortopedia: o que é e quando é indicada?

Procedimento é comum no tratamento de lesões do esporte.

28/03/2024 21:50:37
Twitter     Facebook     Google     Linkedin
Infiltrações em ortopedia: o que é e quando é indicada?

Um tratamento muito usado na ortopedia é a infiltração. Embora o procedimento seja comum, seguro e eficaz no tratamento de lesões, principalmente esportivas, seu uso indiscriminado ou práticas inadequadas fizeram com que as infiltrações ficassem com má fama.

Dr. Murilo Toledo Moreira, especialista em cirurgia de joelho e artroscopia da Clínica Orthop, em Ribeirão Preto, explica abaixo o que é uma infiltração, quando ela é recomendada e como é feito o procedimento.

O que é uma infiltração?

É a aplicação, injetada num tecido, de um medicamento para reduzir a dor em uma região inflamada, geralmente devido a lesões, como quedas, torções, pancadas, entre outras.

As infiltrações podem ser feitas em qualquer articulação, como joelhos, quadris ou ombros, mas também em ligamentos ou tendões que tenham passado por um trauma e apresentam processo inflamatório, ocasionado dor intensa. Por esse motivo, as infiltrações são muito comuns em atletas, uma vez que estão expostos a lesões provenientes das diversas práticas esportivas.

Como dito acima, o procedimento consiste na aplicação de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, por meio de uma injeção no local da dor.

Podem ser usados compostos como corticoides, com ação conhecida como depósito, que ficam ativos de forma prolongada, por cerca de quatro semanas, e mais recentemente tem sido usado o ácido hialurônico, que é uma substância natural encontrado nas articulações e que atua como um lubrificante no interior das articulações, reduzindo impactos. Este procedimento é conhecido como viscossuplementação.

O recurso da infiltração em ortopedia já é usado há bastante tempo, mas com o desenvolvimento da área farmacológica e dos utensílios utilizados no procedimento, como agulhas mais finas, que permitem maior precisão na aplicação, os resultados são bastante positivos.

Em geral, como qualquer procedimento, há riscos associados, sendo os mais recorrentes a atrofia muscular e até mesmo a ruptura de tendões, além de possíveis infecções, por isso a importância do diagnóstico preciso e do acompanhamento do paciente por um médico especialista a fim de garantir o procedimento seguro.

Quando é recomendado fazer uma infiltração?

A infiltração é recomendada sobretudo para respostas rápidas em processos inflamatórios e para minimizar dores e são utilizadas principalmente naqueles processos traumáticos ou inflamatórios que não respondem bem ao tratamento convencional, com medicação via oral, por exemplo.

Além das lesões decorrentes das práticas esportivas, o tratamento pode ser indicado para osteoartrite, em processos inflamatórios como as tendinites, na coluna, em problemas persistentes como dor lombar, ciática ou hérnia de disco e outras doenças articulares.

Para saber o local correto da dor e fazer a aplicação, o médico pode utilizar como apoio ao diagnóstico a utilização de ultrassonografia.

Como é feito o procedimento?

Entre os equipamentos utilizados estão seringas e agulhas, que, assim como o medicamento, serão indicados de acordo com o tipo de lesão a ser tratada e a necessidade do paciente.

É importante reforçar que os equipamentos utilizados são estéreis e usados apenas uma vez.

A aplicação da injeção é feita após assepsia local, em local limpo e adequado e pode-se fazer uso de anestesia local antes de começar o procedimento e realizar a aplicação da injeção.

Mais uma vez é importante lembrar: as infiltrações são um tratamento e sua indicação deve promover a qualidade de vida do paciente, observando-se rigorosamente riscos e benefícios em cada situação analisada.




Comentários