Post

Nova proposta de tratamento para a Artrose do Tornozelo.

A artrose do tornozelo (ou desgaste da articulação do tornozelo) é uma doença degenerativa, progressiva e muitas vezes incapacitante, devido ao quadro de dor e perda do movimento da articulação.

18/04/2024 03:31:50
Twitter     Facebook     Google     Linkedin
Nova proposta de tratamento para a Artrose do Tornozelo.

A artrose do tornozelo (ou desgaste da articulação do tornozelo) é uma doença degenerativa, progressiva e muitas vezes incapacitante, devido ao quadro de dor e perda do movimento da articulação. Este desgaste pode ocorrer após uma fratura do tornozelo ou do pilão tibial; pode ser decorrente de uma lesão ligamentar do tornozelo com instabilidade crônica e também pode ser devido 'a doenças reumáticas ou metabólicas, como, por exemplo, a gota e o diabetes.

Nos estágios finais da doença, o tratamento de escolha é o cirúrgico, sendo que, no Brasil, o mais realizado é a fusão do tornozelo, também chamada de Artrodese (deixar o tornozelo duro), o que alivia a dor e permite que o paciente possa voltar a caminhar melhor.

Atualmente, uma outra opção de cirurgia é a Prótese de Tornozelo, como ocorre em outras articulações, como o joelho, quadril e ombro,  já bastante difundida em outros países (Estados Unidos, Europa e alguns países da américa latina), mas que no Brasil ainda existem poucos procedimentos realizados.

Nesta semana, o serviço de Ortopedia do Hospital Viver, coordenado pelo Dr Rogério Bitar, realizou com sucesso esta cirurgia (prótese de tornozelo) em um paciente da cidade de Rio Claro. O Dr Rogério Bitar que é especialista em Pé e Tornozelo e que realizou a cirurgia junto com a sua equipe, refere que este procedimento exige um treinamento específico do cirurgião (inicialmente em espécimes anatômicos e depois em serviços credenciados) e que a curva de aprendizado é longa, motivo pelo qual ele irá realizar um estágio com duração de 01 ano no Hospital for Special Surgery de Nova Iorque, a partir de dezembro deste ano, onde se realizam uma média de 150 próteses de tornozelo por ano. Apesar da complexidade do procedimento, ele refere que a cirurgia foi muito bem sucedida e que agora precisamos aguardar a pronta recuperação funcional do paciente, o que , ao contrário da cirurgia de fusão, irá permitir que o paciente restabeleça o movimento do tornozelo e fique sem dor.


Enviado por Dr Rogério Bitar



Comentários









Magaly José

Parabéns Dr Rogério! VOLTE logo!

28/01/2019 07:17:31

ZILDA DONIZETI AMARAL DARIO

Bom dia,tenho um problema no meu calcanhar que apareceu do nada e está me deixando louca de dor já tomei vários remédios e de nada valeu troquei de ortopedista por 3 vezes e não adiantou nada gostaria de saber o preço da consulta pra ver se tenho condições de ir pra ver se vcs me ajudam pois estou sofrendo muito.Desde já agradeço.

26/04/2019 11:36:39